O licenciamento de veículos em São Paulo começa em julho para os carros de passeio com placas finais 1 e 2. A taxa oficial de 2026 é de R$ 174,08 e o pagamento é obrigatório para que o veículo tenha o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) atualizado, documento indispensável para a circulação regular nas vias.
Confira o calendário:
Para os caminhões, os prazos de licenciamento estão concentrados entre os meses de setembro e dezembro.
Muitos proprietários já realizaram o licenciamento de forma antecipada durante o pagamento do IPVA. Para quem ainda não efetuou o procedimento, a quitação pode ser feita por meio do internet banking ou em caixas eletrônicos, utilizando apenas o número do Renavam.
Após a confirmação do pagamento, o CRLV-e é emitido em até 24 horas e pode ser acessado pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal do Detran-SP.
As autoridades reforçam que circular com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47, aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de apreensão do veículo.