A Polícia Militar Ambiental realizou, na manhã de 19 de junho de 2026, a Operação “49º Aniversário do 2º Batalhão de Polícia Ambiental”, com ações de fiscalização e cumprimento de mandados judiciais nos municípios de Timburi e Piraju.
A operação mobilizou 25 policiais militares e nove viaturas da 4ª Companhia do 2º BPAmb, sob comando do Capitão Rafael e coordenação operacional do Tenente Monteiro.
Durante as diligências em propriedades rurais, as equipes obtiveram resultados expressivos, com a apreensão de nove armas de fogo, sendo oito espingardas de diferentes calibres e um revólver calibre .22, além de uma besta, munições e diversos petrechos utilizados na prática de caça ilegal. Duas pessoas foram detidas durante a ação.
A operação contou ainda com a participação de policiais da Base Operacional da Polícia Ambiental de Tupã, que atuaram de forma integrada no cumprimento das ordens judiciais e nas ações de fiscalização ambiental. Participaram os policiais 2º Sargento Ravelli, Cabos Padovesi, Arruda, Torres e Weslley, além do Soldado Gava.
As apreensões ocorreram em áreas rurais dos municípios fiscalizados, reforçando o trabalho da corporação no combate aos crimes contra a fauna e na preservação dos recursos naturais.
A Polícia Militar Ambiental destacou que a operação integra um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento de práticas ilegais que afetam diretamente a biodiversidade, garantindo o cumprimento da legislação ambiental e contribuindo para a proteção do meio ambiente.
A corporação também reforçou a importância da participação da população no combate aos crimes ambientais. Denúncias sobre caça ilegal, pesca predatória, desmatamento e maus-tratos a animais podem ser feitas de forma imediata pelo telefone 190.